top of page

BLOG

Um ciclo se encerrou, e um novo vai começar



Um ciclo se encerrou, e um novo vai começar


A ida do King pro Lakers parou a internet. Por mais que os rumores fosse fortes, a decisão do LeBron chamou muita atenção como se não houvesse rumor e todos fossem pegos de surpresa.


Mas com LeBron indo pra LA, um ciclo se encerrou, e esse um novo vai começar. E antes de você, caro leitor, continuar lendo, devo te avisar que caso vc seja fã somente do LeBron, talvez vc não curta tanto esse texto. Mas se vc for torcedor do Cavs... Se prepara, respira fundo, porque as memórias desse ciclo vão te emocionar.


Mas antes de tudo, o que é um ciclo?


Ciclo é um espaço de tempo durante o qual ocorre e se completa, com regularidade, um fenômeno ou um fato, ou uma sequência de fenômenos ou fatos.



Quando saiu em 2010, LeBron deixou um Cavs que não conseguia colocar um bom time à sua volta. LBJ falou com Wade e Bosh, e todos combinaram o Big Three de Miami.


James, então, partiu para um ciclo de 4 anos. O primeiro em sua carreira que seria assim. Período em que ele aprendeu muito, cresceu muito e... Se tornou campeão.


O fenômeno ou fato, da definição lá em cima, foi completo. O King saiu pra competir mais forte, vencer a NBA, e conseguiu.


Ciclo também tem por definição, "um conjunto de fatos, ações, obras que se sucedem no tempo e evoluem, marcando uma diferença entre o estágio inicial e o estágio conclusivo."


Quando voltou pra Cleveland, LeBron saiu de um time velho lá em Miami, cansado - era inexplicável ver o que acontecia por lá.


Bron veio para um time jovem, com muitos moleques, e um grande jogador com potencial absurdo. "Ele vai ser MVP dessa Liga um dia", dizia LeBron sobre Kyrie.



O King pegou o que tinha aprendido lá em Miami. E aplicou em Cleveland. Tinha um Guard que seria seu backup - Wade e Kyrie -, e um ala-pivô bom de bola, inteligente, que soubesse jogar o jogo - Love e Bosh.


A diferença entre o estágio inicial e estágio conclusivo desse Cavs é gigante. Um time sem experiência, jovem, com muito potencial, pra um time experiente, campeão, mas com menos potencial que antes, e com uma janela beeeen menor de oportunidades pra ser campeão.


LeBron foi monstruoso nos dois ciclos. Tanto em Miami, quando na volta pro Cavs.


Em 4 anos, acredito que vi algo em torno de 250 jogos do Cavs. Vi muito o LeBron jogar, a evolução do Kyrie, o crescimento do Love, o ganho de experiência de todos eles.



E sempre vi o ciclo do LeBron se repetir.


Na biologia, ciclo é um fenômeno biológico que ocorre com periodicidade e/ou em uma sequência determinada de eventos.


Quantas vezes li que não daria pro Cavs? Quantas vezes li que X time iria tirar o Cavs do LeBron dos playoffs. Quantas vezes ouvi que "assim não dava".


E adivinhem o que se repetia? LeBron e o Cavs começavam bem, e pioravam em dezembro, pioravam em janeiro e uma troca acontecia.


Em um ano foi JR Smith, Mozgov e Shumpert, no outro foi o Korver, no outro foi o Hood, Nance Jr, Clarkson e Hill.


Todo ano, nessa época, lia que o pessoal escrevia que era sorte se Cavs chegasse pelo menos nas Finais do Leste.


Na eletricidade, ciclo é um período de corrente ou tensão alternada.


E era o que a gente viu se repetir algumas vezes no vestiário do Cavs. Tensão alternada. Quando vencia, tudo certo, quanto perdia, tudo errado. Troca treinador, troca o time, traz outro jogador. Tenta outra escalação, e etc.


Durante esses 4 anos, tivemos muitos altos e baixos, mas sempre havia algo importante... Regularidade.


E muito por causa do LeBron.


Mesmo uma temporada péssima como a última foi, chegamos nas Finais. E poucos torcedores no mundo vão sentir essa segurança quanto quem torce pra um time em que LeBron James joga.


Depois dessa saída do King, das diversas alegrias, o Cleveland Cavaliers tem uma nova história pra começar.



E não vai ser fácil, acredite. Rebuild leva no mínimo 3 anos. Tempo em que vc corta gastos, traz picks, traz jogadores jovens, reformula o time e dá tudo certo - provavelmente.


O tempo agora é de apoiar, torcer, e sofrer - sim, vai ser difícil -, com o Cavs. Pra gente, quanto mais perdermos, melhor. Até porque temos uma pick Top 10 protegida do Hawks.


Ou seja, se não perdermos o suficiente, podemos ficar fora do Top 10 do próximo Draft, e consequentemente perder a escolha de primeira rodada.


E uma das coisas que NÃO PODE EXISTIR é desperdício de picks. Elas são a base pro time se reerguer, reconstruir.


Um novo ciclo começará em Los Angeles. Mas isso é conversa pra outro dia.


O ciclo mais importante que nós, torcedores do Cavs, precisamos prestar atenção é o que irá iniciar.


Dizer tchau e agradecer LeBron e outros jogadores pelos ótimos 4 anos é importante.


Ciclo é um espaço de tempo durante o qual ocorre e se completa, com regularidade, um fenômeno ou um fato, ou uma sequência de fenômenos ou fatos.


E hoje, meus caros, eu quero que você pense, agora, junto comigo: Um novo ciclo vai se iniciar, e eu estarei aqui. Junto com o Cavs.


Obrigado, LeBron. Estamos ansiosos pelo seu próximo ciclo conosco. Até breve!



551 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


© 2018 - Produzido por We do Arts

VISITE O SITE OFICIAL DE LEBRON JAMES:

www.LEBRONJAMES.com

Siga nas redes sociais:

  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
bottom of page